VICTOR ASSIS BRASIL QUARTETO – PEDRINHO

16 fevereiro 2017

VICTOR ASSIS BRASIL QUARTETO – PEDRINHO

Victor Assis Brasil  em seu disco “Quarteto” de 1980( selo EMI), entre os arranjos que fez para dois standards de Cole Porter e  um de Gershwin, “O cantador” de Dory Caymmi e Nelson Motta e ainda duas composições suas, inclui também uma versão de “Nada será como antes”. O disco é maravilhoso, assim como todos os outros trabalhos de Victor, inclusive voltaremos a falar nele  por aqui.

Poderia, facilmente destacar qualquer faixa do “disco”, com os geniais arranjos de Victor e sua incrível performance. Porém vou   falar de uma especificamente, por seu arranjo, por não ser um “standard” e nem uma composição sua, música “emblemática” de   Milton Nascimento e Ronaldo Bastos, “Nada será como Antes”, dispensa apresentações e muitos comentários, grande música   de dois craques!

A música que originalmente possui uma levada, podemos dizer, meio “pop” meio um “shufle”, não sendo assim uma daquelas  típicas dos mineiros, com seus “três”, por exemplo, talvez também por isso tenha ajudado a inspirar o arranjo que começa  numa intro com uma marcante frase de baixo, sobre uma célula de piano,com uma levada meio “funkeada”,  que prepara para o “A” do tema ainda nesse clima, a seguir muda para uma  de samba meio bossa em um andamento lento, a exposição da bela melodia, com isso, ganha ainda mais destaque( se é que isso é possível!), e cria um contexto “Brasileiro/jasístico” perfeito para os sensacionais solos de piano e sax.

Termina com a repetição da intro , e sua “leve tenção” que contrasta com a parte do samba. A gravação conta com  Jotinha Moraes no piano , Paulo Russo no contrabaixo  e o Baterista  Ted Moore.

Nome da Faixa: Nada será Como Antes

(Milton Nascimento/Ronaldo Bastos)

Ano de Lançamento: 1980
Gravadora: EMI
Artista: Victor Assis Brasil
Gênero: Instrumental Brasil
Aficionado: Luciano Mazzeo

 

Comentários

Comentários

|

Deixe um Comentário