Post Exclusivo

Vinil Review
01 abril 2017

McCoy Tyner -Fly With The Wind

Essa bolacha está entre os 10 melhores discos que já ouvi. McCoy Tyner é um dos mais espetaculares pianistas de Jazz. Participou ativamente do cenário do Jazz tocando com John Coltrane.O quarteto composto por John Coltrane, saxofone, Tyner ao piano, Jimmy Garrison no baixo e Elvin Jones na bateria é um dos mais famosos na história do jazz. Este grupo é ainda o mais emblemático na figura de Jazz Modal. Pais do Free Jazz? Sim.

Neste trabalho, McCoy apresenta composições maravilhosas acompanhado de Orquestra, junto a Billy Cobham, Ron Carter, Hubert Laws e Guilherme Franco.Billy Cobham, em plena forma, se destaca no trabalho com uma de suas mais intensas performances que já ouvi. Estava com “a macaca”, rs, quebrou tudo e com vontade, tinindo. A música de abertura “Fly With The Wind” é uma das mais maravilhosas composições que já ouvi, no meu ponto de vista, é claro, gosto muito. Mando mais abaixo.

Nessa resenha, nesta crônica, destaco o tema “Salvadore de Samba”.A composição começa com Guilherme Franco, que tive o prazer de conhecer e de tocar junto em seu grupo de percussão “Pé de Boi” em Nova York nos anos 80. Um arraso no pandeiro, dando brasilidade na composição

Billy Cobham mostra um vocabulário de Samba, Jazz Samba, nunca antes ouvido com tamanha grandeza técnica. Podem chamar até de “samba de gringo” e no prisma da interpretação, é nosso Samba sim, fruto de seus estudos certamente tendo ouvido Airto Moreira, Edson Machado entre outras cobras de nossa Bateria Brasileira. Billy Cobham sempre se destacou por sua vitalidade técnica e interpretação autêntica, tendo sido responsável por uma nova linguagem da Bateria, desde os tempos das gravações de vários artistas da CTI Records, passando pela Mahavishnu Orchestra e tendo vários trabalhos solos

 

Tyner e Cobham se completam nesse trabalho com muita garra, intensidade e mostrando toda a autenticidade de sua Música. Basta ouvir: os dois tem uma identidade original, característica.Amigos leitores, esse trabalho me marcou bastante e, até hoje, considero um dos mais belos trabalhos de Música. Hubert Laws na flauta, divino. E segura o Billy Cobham aí, gente!

 

 

 

Nome da Faixa: Fly With The Wind (Mccoy Tyner)
Ano de Lançamento: 1976
Gravadora: Milestones Records
Artista: Mccoy Tyner
Gênero: Jazz Fusion
Colaborador Ilustre : Duda Neves

Comentários

Comentários

|