Post Exclusivo

Vinil Review
06 abril 2017

John Scofield – Still Warm

Falar de John Scofield é falar de guitarra e de Jazz.

Após ficar conhecido como membro da banda de Billy Cobham e George Duke tocou com vários nomes de peso tais como BaJaco Pastorius, Charles Mingus, Herbie Hancock, Chick Corea, Joe Henderson, Pat Metheny, Gerry Mulligan, McCoy Tyner, Jim Hall e Chet Baker. Entre 1982 e 1986 tocou com Miles Davis.  Guitarrista, compositor e grande improvisador, teve seus solos transcritos para aulas em diversas Escolas de Música pelo mundo.

 

Este tema que abordo nessa crônica, “Pics and Pans” é uma conhecida composição de John, um 6/8 maravilhoso.

As frases do tema, as dinâmicas da banda e as interpretações de Don Grolnick nos teclados, Darryl Jones no baixo e Omar Hakim na bateria abrilhantam o tema numa coesão impressionante. A estrutura do tema nos brinda com frases misteriosas e sinistras que são resolvidas numa interessante solução harmônica e melódica, feliz. Omar Hakin desfila um vocabulário para  6/8 que é uma verdadeira aula, high performance, intenso, “in the zone”.

 

Neste ano, 2017, John repetiu o feito do ano passado, 2016 e conquistou o 59º Grammy na categoria “Melhor Álbum de Jazz Instrumental” com o CD “Country for Old Men” (Impulse). Em 2016 o celebrado guitarrista ganhara idêntico “gramofone de ouro” por conta do álbum “Past and Present” (Impulse), que marcou o seu reencontro com o grande saxofonista Joe Lovano. Scofield conseguiu ainda em 2017, um segundo Grammy, na categoria “Melhor Solo de Jazz”: o seu solo, no mesmo ”Country for Old Men”, na interpretação do tema “I’m so lonesome I could cry”.

 

Os solos de Mr Scofield tem sua digital, o que o coloca como um dos mais criativos guitarristas de Jazz, Jazz Rock, Fusion Jazz da História da Música. Após conhecer a música de Wes Montgomery, Jim Hall e Pat Martino começou a se interessar por Jazz. De 1970 a 1973 estudou no Berklee College of Music em Boston. Scofield tem um som peculiar de guitarra e deixa uma obra criativa de peso, exemplo e ídolo de diversos guitarristas que conheço.

Salve John Scofield e sua Música, confira, o tema é 10. Música!

 

Aí vai o link da transcrição do solo de John Scofield de “Picks and Pans”. Enjoy!

https://wallpaperjazz.wordpress.com/2016/08/08/picks-and-pans-john-scofields-solo-john-scofield/

 

Nome da Faixa: Picks and Pans (John Scofield)
Ano de Lançamento: 1986
Gravadora: Gramavision
Artista: John Scofield
Gênero: Jazz Fusion
Colaborador Ilustre : Duda Neves

Comentários

Comentários

|