Post Exclusivo

Vinil Review
14 maio 2017

Sgt. Pepper´s Lonely Hearts Club Band 50 Anos. “O Vinil”

Liverpool se prepara com muita festa para comemorar os 50 anos do lançamento do álbum Sgt. Pepper´s Lonely Hearts Club Band dos Beatles. O lançamento aconteceu no dia 1º de Junho de 1967. Estão preparando três semanas de comemoração com muitas apresentações de Música, Dança, Teatro, Poesia, Circo, Multimídia, com participações especiais de muitos artistas, com uma celebração específica para cada uma das 13 faixas. Com a benção de Sir Paul McCartney, uma justa homenagem a um trabalho que é um marco na Música Pop: Há Música antes e depois de Sgt. Pepper.

 

Se você não escuta Sgt. Pepper há algum tempo, escute. Linguagem musical diversificada, colorida, com composições e letras arranjadas de forma arrojada para a época, mudando o conceito da produção musical. Foi gravado num console de 4 canais (!!). Se hoje, com a tecnologia digital, é possível gravar uma infinidade de canais separados e retocá-las separadamente, em 1967 a limitação era a regra. “A necessidade era a mãe da invenção”, escreveu em suas memórias George Emerick, engenheiro de som que acompanhou as gravações de Sgt.  Pepper.  Escutar todos os arranjos no álbum é um mérito que vai além da qualidade musical do trabalho. Fez o produtor, arranjador e compositor George Martin, ser conhecido como “O 5º Beatle”, peça fundamental na realização da bolacha.

Foi o primeiro Vinil a contar com uma capa dupla e com as letras das músicas. Em meados de maio, o público britânico pôde conferir, pela primeira vez, uma pequena prévia do trabalho em um programa de rádio da BBC. Trechos de todas as músicas foram executados, com exceção de A Day In the Life, que, no dia anterior, fora banida pela transmissora, alegando referências ao uso de drogas em trechos da canção: o polêmico verso ‘I’d love to turn you on’ (‘adoraria te deixar ligado’, em tradução livre), estava, como admitiu Paul McCartney, dentro do contexto da filosofia lisérgica impulsionada por Timothy Leary, ícone da expansão da mente através do uso de agentes psicotróficos.

 

Três dias após o lançamento, Paul McCartney e George Harrison, acompanhados de suas respectivas namoradas, foram assistir a um show em Londres de um guitarrista americano que voltava à cidade com muita moral: Jimi Hendrix. Para a surpresa de todos, Hendrix abriu a apresentação com uma versão da música Sgt. Pepper. “Foi uma das maiores honras da minha carreira”, escreveu Paul.

Você conhece todos os personagens que estão na capa de Sgt. Pepper?

Aldoux Huxley
Albert Einstein
Albert Stubbins
Alberto Vargas
Aleister Crowley
Aubrey Beardsley
Bob Dylan
Bobby Green
Carl Gustav Jung
Diana Dors
Dion DiMucci
Dr. David Livingstone
Dylan Thomas
Edgar Allan Poe
Fred Astaire
George Bernard Shaw
Huntz Hall
H. G. Wells
H. C. Westermann
Issy Bonn
Johnny Weissmuller
Karl Marx
Karlheinz Stockhausen
Larry Bell
Lenny Bruce
Lewis Carroll
Mae West
Marilyn Monroe
Marlene Dietrich
Marlon Brando
Max Miller
Oliver Hardy
Oscar Wilde
Richard Lindner
Richard Merkin
Robert Peel
Shirley Temple
Simon Ródia
Sri Lahiri Mahasaya
Sri Mahavatar Babaju
Sri Paramahansa Yogananda
Sri Yuteswar Giri
Stan Laurel
Stephen Crane
Stuart Sutcliffe
Terry Southern
The Petty Girl (pinup)
Lawrence da Arábia
Tom Mix
Tommy Handley
Tony Curtis
Tyrone Power
Wallace Berman
William S. Burroughs
W. C. Fields

Curta esse trabalho interessante com os personagens e suas histórias na capa de Sgt Pepper no site da UOL

 

https://entretenimento.uol.com.br/album/2012/06/01/quem-e-quem-na-capa-de-sgt-peppers-lonely-hearts-club-band.htm?foto=5

Duda Neves

Comentários

Comentários

|