Post Exclusivo

Vinil Review
17 Maio 2017

The Jimi Hendrix Experience_ “Are You Experienced”, 50 com fôlego de 20!

Há exatamente 50 anos, em 12 de maio de 1967, ‘Are You Experienced‘, o álbum de estreia da Jimi Hendrix Experience, foi lançado na Grã-Bretanha, mudando o rumo da história do rock’n’roll. O título em si representava uma pergunta provocativa numa época em que a Grã-Bretanha e os Estados Unidos, para não mencionar toda a sociedade ocidental, experimentavam questionamentos de uma visão de mundo estabelecida, consequências das mudanças de atitudes sobre sexo, drogas e a incerteza sobre o propósito e o modo de vida dos jovens da época.

 

A capa do álbum lançado nos Estados Unidos com o trabalho de arte de Karl Ferris apresenta um fundo amarelo e uma foto dos membros da banda como se olhassem para um buraco. Bem-humorada, mas ligeiramente ameaçadora, a capa representa o enigma de “Alice no País das Maravilhas” e, mesmo antes de uma nota ser tocada, nos obriga a considerar a pergunta: “Are You Experienced ?”

 

O que faz “Are You Experienced” tão especial é a mistura de diferentes gêneros de música e engenharia de som de ponta criada principalmente por Hendrix e traduzida pelo lendário produtor de gravação Eddie Kramer. O resultado é uma excursão através de sons psicodélicos, interpretações de blues deslumbrantes e instrumentais caóticos. O álbum sintetizou elementos de rock, soul, blues, pop e rock psicodélico com uma sonoridade que até hoje é considerada de outro planeta.

 

 

As canções apresentavam uma cacofonia de overdubbing, trilhas de fita para trás, loops de fita e som de camadas, tudo envolvido num trabalho de guitarra virtuoso com uma base perfeita de Redding e Mitchell. “Are You Experienced” merece todos os elogios que recebeu nos últimos 50 anos. Seus arranjos musicais sem precedentes e a mescla de diferentes gêneros musicais o torna um dos mais célebres e reverenciados álbuns musicais do rock and roll e deu a Jimi Hendrix a reputação de ser um dos mais inovadores e magníficos músicos de todos os tempos. A colocação da faixa “Are You Experienced” como a última do álbum parece dizer “agora que você ouviu o que eu posso fazer, você está disposto a ir junto?”

Ah, let me prove it to you, Trumpets and violins like up here in the distance I think they’re calling our names Maybe now you can’t hear them, but you will ha if you just, take hold of my hand...”

 

 

Themys Pontremoli Lima

Comentários

Comentários

|