Post Exclusivo

Vinil Review
02 junho 2017

Uma Realidade Multi Instrumental

Era um sonho de anos atrás, mas na realidade começou assim, durante uma aula perguntei para um aluno de bateria: -Pode tocar um ”groove” no contrabaixo comigo? O aluno respondeu: – Humm, eu não toco contrabaixo! Eu questionei:  Mas você tem interesse em tocar outros instrumentos? O aluno sorrindo, diz: Simmmm! Resultado: Ele começou a se dedicar, praticar as músicas do curso no contrabaixo e estudos de livre escolha, alguns alunos de outras turmas já também participando e desde então as ”bandas” com violino, guitarra, contrabaixo, percussão e baterias (com duas, é muito bom ver quatro baquetas sincronizadas, rs) começaram a ser formadas, incentivando o talento, a musicalidade, a dinâmica de grupo e iniciação ao multi-instrumentalismo… E o melhor de tudo, todos estudam e tocam bateria como seu instrumento principal!

Um curso de prática de banda é comum em algumas escolas de música no Brasil e no mundo, mas nesta proposta; sem teste admissional prévio e faixa etária a partir dos 7 anos, sugere uma maneira para explorar outros instrumentos musicais em grupo, independente do nível técnico de cada aluno, durante encontros em formato de ensaio com conteúdo rítmico, melódico, progressões harmônicas, dinâmica, improvisação e solos. Esta interatividade é única, criando resultados surpreendentes, se tornando musical.

Considero também importante para a formação de um músico, conhecer todos os estilos musicais possíveis, sem preconceito desde os tempos das ”big-bands” dos anos 50 e os estilos principais de todas as décadas até a atualidade, com exemplos práticos para um repertório: rock, pop, mpb, jazz, fusion, erudito, etc, isso ajuda muito na hora de formar aquela sua banda autoral ou ser um ”sideman” de algum artista. Dê uma atenção maior durante os estudos para o que você sente maior dificuldade em tocar, mas toque suas músicas preferidas também, se divirta enquanto estuda, essa é a ideia!!

Concluindo, a pergunta é simples: você gostaria de tocar outro instrumento musical, além do que você já toca? Se acha que sim, comece agora de alguma forma, o quanto antes melhor e…vamos tocar!!

Johnny Dionysio

 

Comentários

Comentários

|