Post Exclusivo

Vinil Review
07 junho 2017

Ray Brown – “The” Bass Player

Raymond Matthews “Ray” Brown (October 13, 1926 – July 2, 2002)

​Ray ​nasceu em​  Pittsburgh,  Pensilvânia e iniciou seus estudos em música​ tocando piano.  Na adolescencia , fez a transição para o ​contrabaixo. Começou a tocar em  clubes ​locais ​ de Jazz e em 1945 mudou-se para Nova York.  ​Depois de alguns anos,  tornou-se conhecido no circuito de jazz de Nova York, tocand com ​Dizzy Gillespie e Ella Fitzgerald , com quem foi casado por um curto período de tempo. No início da década de 1950, gravou e fez turnês com Modern Jazz Quartet e ​teve uma longa ​Carreira com o Oscar Peterson Trio. Em meados da década de 1960, mudou-se  para Los Angeles .  Ray  Brown acompanhou Frank Sinatra, Nancy Wilson, Sarah Vaughn, Tony Bennett e muitos outros cantores populares. Em seus últimos anos  de carreira​, ​Ray ​gravou com músicos mais jovens e fez turnês com seu próprio trio.

Fez algumas apresentações em Vancouver, onde o conheci e conversamos um pouco sobre a música brasileira, que era uma de suas paixões e sobre meu pai, Luiz Chaves que era um grande fã dele. Dedicou-se também à Educação Musical  e ao ​ desenvolvimento de ​seu ​método​ de contrabaixo, Ray Brown’s Bass Method. Ray ​ Brown morreu durante o sono depois de uma rodada de golfe no dia 2 de julho de 2002, antes de uma apresentação que faria em Indianó​polis, Indiana.

 

 

 

Rosaura Paz: Brasileira / Canadense. Mora em Vancouver, Columbia Britânica, Canadá.  Violão e Voz, filha do contrabaixista Luiz Chaves (Oliveira da Paz).  

Foi professora de violão no CLAM (Centro Livre de Aprendizagem Musical)

 

 

Comentários

Comentários

|