Post Exclusivo

Vinil Review
26 julho 2017

Djembe Pioneiro

Amigos do Vinil Review.

O Djembe, também chamado de djimbe, jembe, jenbe, yembe e sanbanyi, é um tipo de tambor originário de Guiné na África ocidental. O instrumento é muito antigo e até hoje é importante nas culturas africanas, sobretudo na região que compreende os países Mali, Costa do Marfim, Burkina Faso, Senegal e Guiné.

O som do djembe é obtido por percussão direta com as palmas das mãos. Devido a grande largura e ao formato do instrumento, é possível obter uma grande gama de sons diferentes. Próximo ao centro o som é grave e vibrante. Próximo ao aro é mais agudo (quase metálico). Nuances de som podem ser obtidas por um músico experiente, ao tocar com a palma das mãos ou as pontas dos dedos. Uma das mãos pode ainda ser usada para abafar a pele enquanto a outra a percute, o que produz variações de timbre entre as notas. O djembe é tocado com o músico sentado com o instrumento entre as pernas ou em pé. Nesse caso o tambor é sustentado por alças presas ao ombro e fica abaixo da cintura do executante. O formato de cálice permite que o músico se movimente livremente executando passos de dança enquanto toca.

A primeira coisa que  me vem na cabeça ao ver esse registro percussivo com Duda Neves no Aeroanta em 1988, é que, milênios antes da moda do djembe, esse meu foi com certeza o primeiríssimo a por os pés no Brasil.

Mesmo em Paris, esse instrumento estava confinado nessa época aos cursos de dança africana. Penso que fui um dos pioneiros a integrar o djembe num set de percussão. Só faltou aprender a tocar kkkkkkk.

Abração do Silvano Michelino

Comentários

Comentários

|