Post Exclusivo

Vinil Review
31 julho 2017

Michael Brecker: Um dos maiores músicos do Jazz

Michael Brecker foi introduzido ao Jazz por seu pai, pianista amador. Fundou com seu irmão Randy Brecker, grande trumpetista, a lendária banda Brecker Brothers, seguindo as tendências Jazz-Rock da época, com atenção a arranjos estruturados e forte influência na linguagem musical do cenário mundial. Ao mesmo tempo, Brecker deixou sua marca como solista em numerosas gravações Pop e Rock entre elas James Taylor, Paul Simon, Steely Dan, Lou Reed, Donald Fagen, Dire Straits, Joni Mitchell, Eric Clapton, Aerosmith, Frank Sinatra, Frank Zappa, Bruce Springsteen, Parliament-Funkadelic, entre outros.

Como sideman, Brecker também gravava e tocava com as principais figuras do Jazz na sua época, incluindo Herbie Hancock, Chick Corea, Chet Baker, George Benson, Quincy Jones, Charles Mingus, Jaco Pastorius, McCoy Tyner, Pat Metheny, Elvin Jones, Claus Ogerman e muitos outros. Gravou vários álbuns solo em toda a década de 1990 e 2000, ganhando vários “Grammy Awards”. Realizou muitas apresentações pelas principais cidades do mundo sempre com ingressos esgotados.

Aqui um dos meus shows preferidos, espetacular, magnífico, uma sintonia que se deve a muita prática, confira. As feras soltas em Barcelona com Mike Stern, guitarra, Dennis Chambers e o fantástico James Genus no contrabaixo dando a liga, “in the zone”.

Usava um saxofone tenor Mark VI da Selmer Company com uma boquilha Dave Guardala, altamente personalizada. Também utilizava um Selmer Super Balanced Action. Brecker fez sua última performance em público no dia 23 de Junho de 2006, tocando ao lado de Herbie Hancock no Carnegie Hall. Em 13 de janeiro de 2007, faleceu com leucemia na cidade de Nova York. Em 11 de fevereiro de 2007, Michael Brecker foi premiado postumamente com dois prêmios Grammy pelo trabalho da Brecker Brothers, o álbum Some Skunk Funk.elevando assim o seu total a 15 prêmios Grammy.

Mr Brecker é sem dúvida um ícone da Música Contemporânea. Deixa um legado, um estilo próprio, único, personalizado, que influenciou 11 entre 10 saxofonistas de sua geração. Lenda. E para os fãs e admiradores da Música como Arte, um especial garimpado no Youtube mostrando a História do Saxofone, a História de Michael Brecker.

 

Duda Neves

 

Comentários

Comentários

|